Projecto: Reconversão de piso térreo

Tipo de projecto: Alteração de utilização para Habitação

Data: 2019 – 2020

Fase: Projecto de execução

Descrição: Este projecto surgiu da necessidade do proprietário requerer, numa zona urbana consolidada com um Plano de Pormenor de Reabilitação Urbana em vigor, a alteração de utilização de uma fracção comercial para uso habitacional, a par de lhe conferir condições de habitabilidade. As obras que se pretendem executar são obras de remodelação interior, sem alteração nas fachadas nem alteração na estrutura existente do imóvel e portanto são obras isentas de licenciamento ou comunicação prévia.

Uma das dificuldades do projecto consistiu no facto da fracção ser semienterrada, ou seja ser piso RC no confronto com a rua, mas piso em Cave no confronto com o interior do quarteirão. Esta característica juntamente com a geometria alongada da planta dificulta a previsão de uma boa iluminação e ventilação naturais ao longo do espaço, condições essas essenciais para assegurar a idoneidade da fracção para o fim que se pretendia.

Assim o projecto visou a criação de um amplo apartamento de tipologia T1, dando especial atenção no desenho da distribuição dos espaços, para garantir que todos os compartimentos habitáveis mantivessem janela para o exterior. Projectou-se também um grande painel de correr translúcido para oferecer maior versatilidade no uso do apartamento.