Projecto: Duplex em Picoas
Tipo de projecto: Licenciamento de Ampliação / alteração
Data: 2018 – 2020
Fase: Projecto aprovado
Descrição: O edifício a intervencionar pertence a uma frente de quarteirão não homogénea de 4 edifícios, sendo o mais baixo do conjunto, encostando de um dos lados a um prédio com mais 2 andares, onde o último piso é recuado.
O projecto pretende ampliar um dos dois apartamentos do último piso habitável através da apropriação do sótão imediatamente acima deste e cujo usufruto exclusivo já pertence ao mesmo proprietário, criando um apartamento em Duplex.
Assim consegue-se que um apartamento comum numa zona urbana central e já consolidada de Lisboa passe de cerca de 75m2 para 180m2 de área útil.
Na pequena ampliação da cobertura do prédio (subida da cota de cumeeira em menos de 1m de altura) e mantendo as duas águas, é alterada a configuração do telhado através da introdução de quatro novas trapeiras. As trapeiras alinham verticalmente com os vãos das fachadas e são recuadas em cumprimento com o volume máximo permitido.
Estas alterações vêm permitir dotar o espaço de sótão de condições de habitabilidade, nomeadamente boa iluminação e ventilação naturais, isolamento térmico e acústico da cobertura e amplo pé-direito.