Projecto: Casa no Bairro do Rego em Lisboa*
Tipo de projecto: Licenciamento de Ampliação / alteração
Data: 2006 – 2008
Fase: Construído (2010)
Descrição: O projecto de ampliação e alteração de uma pequena moradia térrea no Bairro do Rego surge da necessidade dos proprietários adequarem a sua casa, construída em 1933, à dimensão da sua família e aos tempos actuais.
A moradia insere-se num conjunto de 8 casas que ao longo do tempo foram sofrendo algumas alterações e deturpações, pelo que se propôs com esta ampliação que previu a criação de uma cave e de um novo piso, conseguir preservar a leitura original da escala do conjunto urbano onde se insere.
Para isso, preservou-se a manutenção da cércea da fachada para a rua e a inclinação da água principal, subindo a linha de cumeeira do telhado em apenas 0,50m, reservando a grande ampliação no volume do edifício para o alçado posterior, visualmente inacessível do espaço público.
Para conseguir contemplar todo o programa num volume tão contido – uma moradia de tipologia T3 com duas Instalações Sanitárias –, recorreu-se à introdução de duas trapeiras sobre a água do telhado principal.
A criação da trapeira mais larga e convencional permite albergar mais um quarto, enquanto que a trapeira rodada permite a entrada de luz para as escadas de comunicação entre os dois pisos e simultaneamente a biblioteca da casa.
*projecto elaborado no atelier e em colaboração com o Arq. Pedro Ressano Garcia