Projectos de Arquitectura
1 - Reunião com o cliente
Numa primeira reunião, o cliente deverá facultar toda a informação relevante para o início do projecto de Arquitectura, nomeadamente: Objectivos da obra e características gerais a que deve satisfazer; Dados sobre a localização do empreendimento e elementos topográficos e cartográficos, a escalas convenientes; Condicionamentos financeiros; Indicação geral dos prazos para a elaboração do projecto e para a execução da obra; Definição e delimitação do programa preliminar.
2 - Visita ao local
De seguida, deverá ser feita uma visita ao local para melhor avaliar as características e condições do terreno ou da obra. Poderá ser necessário proceder ao levantamento Arquitectónico da edificação pré-existente.
3 - Estudo prévio
Com base na informação recolhida, elabora-se o estudo prévio do projecto. O objectivo é apresentar graficamente ao cliente soluções para organizar os espaços, a compartimentação e o sistema de circulação do edifício. (*excepto projectos simples de legalização)
4 - Desenvolvimento do Projecto de Arquitectura
Após aprovação do estudo prévio, inicia-se o desenvolvimento do projecto de arquitectura para submeter à apreciação da autarquia correspondente. (no caso de remodelações interiores em património não classificado e sem alterações estruturais, os desenhos destinam-se à melhor definição da obra.)
5 - Preparação da Execução
Após aprovação do projecto de arquitectura, elabora-se o projecto de execução cujo objectivo é constituir-se como um conjunto coordenado de informações escritas e desenhadas (pormenorização da fase anterior do projecto) de fácil e inequívoca interpretação por parte das entidades intervenientes na execução da obra. Incluí Mapa de Quantidades com estimativa orçamental e Caderno de Encargos de forma a facilitar a fase de consulta de empreitada.